segunda-feira, 2 de junho de 2014

Viagens de Comboio

Andar de comboio é sempre uma experiência fascinante. Então as viagens de Regional, que pára em todas as estações e apeadeiros, é capaz de ser uma experiência mais aterrorizadora do que ouvir um CD da Mafalda Veiga do princípio ao fim. Desde gramar com uma carruagem cheia de escuteiros aos berros, a indivíduos que se barricam na casa de banho do comboio para não pagarem bilhete, a gente que tenta parar o comboio de peito (sem sucesso), a tunas em que o grau de alcoolemia dos seus membros é coisinha para fazer inveja ao Jorge Palma num concerto, já apanhei de tudo. Mas nas viagens de comboio existem dois tipos de personagens que me fascinam particularmente.
O primeiro tipo são os pica-bilhetes. Não, não lhes chamo "revisores". Se os homens do lixo não são "colectores de resíduos" e se as prostitutas não são "profissionais da indústria sexual", também não vou dobrar a língua para falar destes senhores que - sem querer ferir susceptibilidades - têm um trabalho menos nobre que o dos homens do lixo. Que o das prostitutas já é mais discutível. Eu gosto do trabalho delas. 
Acho que os pica-bilhetes só deviam trabalhar três ou quatro horas por dia, como os controladores de tráfego aéreo. É que aquilo além de ser uma profissão que exige um elevado grau de concentração, é igualmente uma profissão de desgaste rápido. Entre calos nas mãos de picar tanto bilhete, a calos nos pés de tanto palmilharem as carruagens, e a calos nos tomates de tanto os coçarem, os picas deviam ter mais regalias. E ganhar mais. E ter uma comparticipação especial, ao nível do Serviço Nacional de Saúde, em todas as especialidades que tratem calos.
O segundo tipo de personagens que me fascina, são aquelas idosas que fazem bordado em ponto cruz. Como é que alguém com 115 anos, com 23 dioptrias em cada olho, que muitas das vezes só consegue reconhecer os familiares à apalpadela, e que treme mais do que o Cardozo a marcar um pénalti, consegue fazer aqueles bordados nos naperons, cheios de pormenores microscópicos, com o comboio em movimento? 

Pensem nisso.
* Texto retirado do Blog antigo.

26 comentários:

  1. Só sobre o segundo tipo de personagens e em parte, eu sei a resposta! Enquanto míope desde os 11 anos, embora só com cerca de à volta de 10 dioptrias (com lentes de contacto é menos) sei que o problema é ver ao longe. Se colocarmos o bordado bem perto, o míope conseguirá ver muito melhor do que o hipermtetrope, ou o que tem astigmatismo ou quiçá mesmo o que não tem nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caraças, sabes os nomes técnicos todos.
      Eu não conseguiria usar lentes. Sou um maricas.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Ah pois! O Tacuara tem que estar presente, por causa dos penaltis :P

      Eliminar
  3. "E ter uma comparticipação especial, ao nível do Serviço Nacional de Saúde, em todas as especialidades que tratem calos"
    O que eu me ri com isto :)) e não deixas de ter razão..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aposto que aí por terras de vikings não tens nada disto: é tudo 10x mais evoluído, não? :)

      Eliminar
  4. Realmente dá que pensar! Essas velhotas para o que querem são bem finas. Fez-me lembrar a minha avó, que diz sempre que não ouve, mas o que lhe interessa ouve bem, principalmente quando a conversa é sobre ela. Bom, desviei-me do assunto mas basicamente é a mesma coisa!
    Quanto aos pica-bilhetes, raramente ando de comboio mas quando o fizer vou estar atenta a essa profissão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já são muitos anos a observar. :P Apesar de ter carta há bastante tempo, continuo a achar que o comboio é o meio de transporte mais "certo" para entrar em Lisboa. De carro é sempre uma incógnita.. :/

      Eliminar
  5. Esqueceste-te de dizer que os pica-bilhetes têm que lidar com a situação que descreveste das pessoas que se trancam no wc para não pagar.

    Quanto às senhoras idosas não tenho nada a acrescentar, a não ser que digas que ao lado delas vai sentada a sua neta de 25 anos toda gira :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já presenciei várias cenas tristes no comboio. Já vi um pica bilhetes, que cheirava a vinho por todo o lado, a implicar com um indivíduo que levava uma bicicleta só por causa do aspecto dele.

      E os parágrafos? Viste os parágrafos? Estou um gajo diferente!

      Eliminar
    2. Vi sim, mas já não comento sobre isso pois é "old news" :P

      Eliminar
  6. Pronto, descobri-te a careca!
    Afinal de contas, quem te fascina são as velhotas pitosgas que sabem cozer!
    Vou ali tirar um curso tecnicóprofissional na escola de Alguidares para te entender....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu, Princesa Maria. Tu também me fascinas.
      E esse universo paralelo de "Alguidares" idem. :P

      Eliminar
  7. ahahah Mas isso é que é observação intensiva!!

    ResponderEliminar
  8. Faço essa viagem há tantos anos todos os dias que já nem ligo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ligo. Sobretudo porque não gosto de ler no comboio, nem tenho por hábito ouvir música no telemóvel... logo tenho de me entreter com alguma coisa! :)

      Eliminar
  9. E tu és o tipo enfadado, no canto do comboio, que está a ver todo o mundo e a gozar mentalmente. :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Enfadado" não! Mas a observar e a gozar mentalmente com tudo, sim! Confere! :P

      Eliminar
  10. Eu já há muito que não ando de comboio, mas gosto muito de andar de comboio e apreciar a paisagem e todos os apeadeiros e estações por onde passa.
    Acho que andas um bocado desatualizado, os revisores não picam bilhetes que aquilo agora é tudo avançado, têm uma maquininha de onde sai o bilhete.
    Ainda me lembro daqueles bilhetes pequeninos de cartão e aí os homens tinham de ter força para picar aquilo :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos Regionais picam :) Isso é quando a tua estação não tem bilheteira, aí é que ele te vende o bilhete no comboio! Quando compras na bilheteira é picado na mesma! :P

      Eliminar
  11. sempre com bom Sr Pedro :D mi gusta :) mas eu gosto de ouvir Mafalda Veiga Tá?

    abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menina Ana, seja bem aparecida por estes lados! :P Pff.. e do João Pedro Pais, também? E da Adele? Se gostas estamos mal!

      Bom fim de semana :)

      Eliminar
  12. E no metro? aquela merda a travar a fundo (o do Porto pelos vistos tenm os travões a funcionar direitinho) e elas a bordar... Eu mal consigo manter os olhos abertos e elas a bordar!!!

    ResponderEliminar
  13. "a indivíduos que se barricam na casa de banho do comboio para não pagarem bilhete" - eu já fiz isto num comboio para Berlim :D

    ResponderEliminar